Vivo GSM…Vivo GSM?!

25 03 2007

Depois de gritar pros quatro cantos que a tecnologia GSM era uma m***a e que a CDMA ia dominar o mundo, e de perder mais de 150 mil usuários (só???); foi anunciada essa semana, oficialmente, a entrada da Vivo no mercado dos celulares de chip.

Fonte: Chá Quente

Segundo a empresa, ela já entra no mercado GSM com cerca de 300 mil clientes, onde 90% são novos clientes (impressionante para apenas três meses de operações de qualidade um tanto duvidosa e praticamente nenhuma propaganda, não?)

Junto com a rede GSM, vem uma nova postura de marketing: “Antes a Vivo se preocupava em divulgar que era a maior operadora do País. Agora, queremos ser a melhor naquilo que importa para cada segmento (preço, serviço, velocidade de transmissão de dados). Nós somos a maior, mas o mercado exige o conceito de melhor, disse (sabiamente) o presidente da empresa, Roberto Lima.

De acordo com Roberto Lima, não existe prazo definido para a empresa abandonar a tecnologia CDMA.

Mas pra dar mais certeza a minha dúvida de que essa Vivo GSM vai decolar rapidamente como eles pensam, o presidente Lima ao ser qustionado a respeito do GSM vs. CDMA falou o segunite: “Em termos de eficiência técnica, a tecnologia Betamax era superior à VHS, mas este último foi ‘o que pegou’. O mesmo aconteceu com o GSM. Além disso, existe uma diferença de preço entre os dois serviços que não se justifica para certa parcela dos assinantes. Por isso manteremos as duas redes e ofereceremos ao consumidor aquela que melhor atender às suas necessidades. Para quem viaja muito, a GSM é melhor; em termos de transmissão de dados, a CDMA é muito superior, tanto que a evolução do GSM é uma tecnologia chamada WCDMA. Ou seja, eles tão vendendo uma coisa que eles ainda acreditam ser ruim…como é que pode??? Uma das coisas que eu sei desde pequeno é que se você vai vender algo, mesmo que você não ache aquilo bom, você tem que passar pros seus clientes que é a melhor coisa do mundo.

Vamos esperar pra ver no que isso vai dar.

Fonte: Diário do Comércio e da Indústria – DCI

Postado via Google Docs


Ações

Information

53 responses

6 06 2007
Lauro

Realmente nao entendo a estrategia de negocios da VIVO:

– Eles “entraram” no GSM alegando que o padrao atual deles (CDMA) tem os aparelhos muito caros etc … MAS:

A Vivo esta usando GSM850 (padrão americano) ! O padrao da TIM/Claro e´ o GSM1800 (europeu).

Explicando – existem 4 tipos de aparelhos GSM:

1 – DUAL-BAND Europeu/Latinamerica (900Mhz/1800Mhz) são a maioria dos aparelhos “baratos” que temos no Brasil na Tim/Claro

2 – DUAL-BAND Americas (850Mhz/1900Mhz) mais usado nos EUA (onde a frequencia de 1800Mhz eh reservada para o exercito), em poucos paises da America Latina e agora na Vivo, em nenhum outro lugar do mundo sao compatíveis

3 – TRI-BAND Europeu/Latinamerica + roaming EUA (900Mhz/1800Mhz/1900Mhz) os aparelhos mais sofisticados da Tim/Claro que temos aqui sao assim (pois com a banda de 1900 podem fazer roaming internacional nos EUA)

4 – QUAD-BAND (850Mhz/900Mhz/1800Mhz/1900Mhz) aparelhos MAIS caros e sofisticados (esses pegam ate´ na Lua)

Somente os aparelhos do tipo 2 (ainda raros por aqui) ou do tipo 4 (mais caros) vão funcionar no GSM da Vivo.

PIOR AINDA:

1 – No contrato com a ANATEL a banda “secundaria” da Vivo ficou sendo a de 1800Mhz !!! Reparem que apenas os aparelhos do Tipo 4 tem as duas bandas da Vivo (850Mhz/1800Mhz) pois NAO EXISTE (nem nunca vai existir segundo a Nokia-Siemens + BenQ, Motorola) aparelho “dual-band de 850/1800”. Conclusao: somente quem tiver aparelho QUAD-BAND vai ter a cobertura total da Vivo GSM no Brasil;

2 – TV DIGITAL DO LULA adotou o padrao Japones que eh tecnicamente o mais caro e pior de todos (pois este padrao beneficia as grandes emissoras de TV com as quais o Lula fez “acordo” para apoiarem ele).
A unica e “grande vantagem” do padrao Japones eh que pode ser transmitida para celulares. Porem os celulares Japoneses (onde tem um monopolio da NTT-Do-Co-Mo unica operadora de celular por lah) sao TODOS do Tipo 1 ou 3 (justamente os que NAO FUNCIONAM na Vivo) e sao exatamente estes mesmos aparelhos que virao para o Brasil para “pegar” a TV digital.
Novamente segundo os fabricantes NUNCA vai existir celular com GSM850 que receba TV Digital pois nao compensaria desenvolver um novo tipo de aparelho somente para o mercado Brasileiro.
CONCLUSAO: quem tiver GSM da Vivo JAMAIS vai ter TV no celular … E os da TM/Claro vao ter logo logo e por um custo baixo pois ja tem “economia de escala” desses aparelhos no extremo Oriente.

Os aparelhos GSM da Vivo vão continuar sendo “diferentes”, mais caros e sem TV Digital exatamente como ja sao os CDMA.

Eu acho isso uma tremenda desvantagem, que diabos de estratégia de negócios é essa ? Para que entao mudaram para o GSM ???

17 05 2011
Victor

A banda secundária em 1800 Mhz não será usada. A Vivo abrirá mão dessa banda em troca da compatibilidade. Os aparelhos do tipo 2 serão vendidos pela Vivo e se tornarão comuns por aqui. Melhor que bloqueio de aparelhos.

A grande vantagem da freqüência de 850 Mhz é a melhor cobertura. Nada irrita mais um usuário do que estar em uma área de sombra na hora em que mais precisa do celular. É por isso que eu só uso Vivo.

12 07 2007
Renata

Mas uma coisa não ficou clara:
Se eu comprar um celular GSM Vivo, eu consigo colocar um Chip TIM e o telefone vai funcionar?

17 05 2011
Victor

Não vai funcionar porque as freqüências são diferentes.

19 07 2007
Henriqeu

Renata celular da vivo ja bloqueado e não tem como vc usar o chip da tim, eu tenho celular que nokia 6125 eu uso o chip da vivo e da tim qualquer coisa eu ja estou preparado ok. Seria bom se vc compra um aparelho QUAD-BAND (850Mhz/900Mhz/1800Mhz/1900Mhz desbloqueado ok assim vc pode usar qualquer chip no brasil e outro locais ok

5 08 2007
Marcela Sousa

Gostaria da ajuda de vcs! Se eu comprar o aparelho nokia 6111 (Claro RJ) q eh GSM, eu posso usa-lo com chip da VIVO RJ? Help Me!! Um abracao

5 08 2007
eduardobuarque

Marcela,

Obrigado por seu comentário!

Infelizmente o 6111 não vai funcionar na Vivo, pq o aparelho so funciona em GSM 900/1800/1900 MHz. A Vivo opera em GSM 850 MHz.

Espero ter ajudado.

22 08 2007
eloisapresidente

Não tenham pressa de entrar para a VIVO GSM pois a qualidade é uma b05Ta!!!
estou desde dia 13 sem usar meus 2 GSM (um N73 ME que é bloqueado) e brigando com a VIVO e o PROCON e a ANATEL para eles desbloquearem o SIM CARD para que possa usar um chip de outra operadora: ou seja: ou dá ou desce se não tem serviço deixe usar o aparelho que é meu não é deles…
Nem o protocolo que eu abri dia 16/08 eles avaliaram ainda (22/08 hj)!!!
Comprem quad band mas desbloqueado -ou desbloqueável pelo menos- pois cedo ou tarde a VIVO vai deixar vc na mão: ligam no meu e após 2 toques cai na caixa postal da operadora mas nem os recados consigo ouvir…
e ao tentar ligar cai sempre “rede ocupada” até para reclamar no *8486 da vivo cai no meio da chamada tanto que tenho que usar um TIM para reclamar da VIVO atravéz do 1058…

Abraços e abram o olho!!!

23 08 2007
Roberto

Amigos,

Estoy pensando em comprar um celular, me ofereceram os seguintes modelos:
W880i, w850i e k750i da Sony Ericsson, qual deles funcionaria com VIVO e TIM.

Obrigado pela ajuda!!!!

25 08 2007
eduardobuarque

eloisapresidente,

realmente a Vivo é campeã em reclamação. Nunca conversei com um usuário da Vivo satisfeito com o serviço da operadora. Boa sorte com a sua ação no Procon.

Na verdade, vc não desbloqueia o SIM card, mas sim o proprio celular…pra dai poder usar o SIM card de qualquer operadora.

Existem algumas lojas que fazem isso a um preço bem barato.

Abraço

25 08 2007
eduardobuarque

Roberto,

todos os modelos que você citou funcionam com a TIM. Mas pra algum deles funcionar com a Vivo ele tem de ser quad-band, ou seja, operar nas quatro frequencias: 850/900/1800/1900 MHz. Isso você pode conferir no site do fabricante, nesse caso http://www.sonyericsson.com.br

Abraço

22 10 2007
Paulo

Amigo, boa noite, me diga porém se eu tiver um modelo (ex:LG SHINE, QUE A VIVO VENDE- TRI-BAND 850/1800/1900) que, segundo uma loja aqui, me disse que é desbloqueável, assim será possível usar os chips da VIVO(850 Mhz) e da TIM(1800 Mhz)? Obrigado.

29 10 2007
Paulo

Pois é galera, fui a várias lojas de várias operadoras, eles (vendedores e até gerentes de lojas) não sabiam sequer como funciona esta história de frequencia da banda gsm de suas operadoras, ouvi cada coisa de doer o ouvido. Baseado apenas em experiencia própria (pois não tinha recebido, ainda, a resposta do CADU, que veio logo em seguida – obrigado), comprei um LG SHINE(pois este é tri-band-850/1800/1900) da VIVO (que funciona em 850Mhz, só pra complicar) que depois de desbloqueado, ficou funcionando também nas outras operadoras ( aqui no DF- TIM, CLARO, BRT- todas em 1800Mhz). Vale lembrar que o mesmo aparelho é vendido pelas outras operadoras(TIM, CLARO, BRT) também tri-band, só que é 900/1800/1900, este não funciona na VIVO.

27 11 2007
Michelle Fy

Gente. esse site salvou minha vida!!!
Obrigada por tantas informações precisas!
Agora posso comprar celular fora e trazer para cá!!
Ah, aproveitando, alguém sabe se tem como saber se o aparelho está desbloqueado mesmo? (ele sempre vem bloqueado?)
Ou vou ter que confiar na palavra do paraguaio?

Obrigada!

27 11 2007
eduardobuarque

Michelle,

que bom que o blog foi útil a você.

Nem sempre o celular vem bloqueado. Para ver se ele está desbloqueado é simples: coloque o chip da operadora e veja se funciona🙂

Espero ter ajudado.

12 12 2007
Andréa

Bom dia!

Gostaria de saber se comprando um celular Motorola modelo W510 que é Quad-Band, consigo desbloquea-lo para usar outros Sim Card, como a Tim, por exemplo?

Sds,

12 12 2007
Andréa

Ah, sim, esqueci de informar que o celular seria comprado pela operadora Vivo,

3 02 2008
Anwar

Olá, tudo bem ?

Gostaria de saber se é possivel usar os chips da operadoras gsm do brasil num celular (gsm) comprado no Kazaquistão, e se caso ele for bloqueado, se existe lojas ou lugares que fazem o desbloqueo ?

Obrigado e parabéns pelas informações contidas no site!

4 02 2008
eduardobuarque

Anwar,

Você deve observar em qual frequência o celular funciona e verificar se onde vc mora as operadoras também trabalham nessa frequência (você provavelmente não encontrará problema em relação a isso, ao não ser que sua operadora seja a Vivo que trabalha na frequência de 850MHz, já que muitos aparelhos não funcionam nessa frequência)

Se ele estiver desbloqueado, ele funcionará aqui no Brasil.

Não sei se tem algum problema no desbloqueio do aparelho por ele ser do Kazaquistão…procure uma loja que faça esse tipo de serviço e se infore.

Obrigado por seu comentário e espero que a resposta o ajude.

12 02 2008
Paula

Gostaria de saber se o Nokia 5200 Black que estão vendendo desbloqueado nas Lojas Americanas e Casa & Vídeo consegue aceitar o chip da Vivo?

13 02 2008
faeL.

Seria a VIVO a operadora para as linhas militares brasileiras então ?
que nem disseram que a 1800mhz seria usado para fins militares em outro pais,
sei lá viajei mas , que porra é essa ? VIVO sempre inovando não?!
hahaha , por isso q eu uso tim , claro só me trouxe decepções enquanto isso
a gnt sofre , tá pra nascer uma coisa que seja boa e barata .
Se aparecer me avisem com urgenciaaaa!
hahahaha

23 02 2008
MOC13

Parebens pelo conteudo, era o q ue precisava, porém quero saber mais…
TEnho um LG Mg160 comprado na Claro, desbloquiei p/ utilizar com a Vivo, porém a Vivo m informou q o aparelho não opera na frequencia dela, andei pesquisando e descubri q esses aparelhos são todos 850/1900 mhz, é aí onde entra a duvida: Se todos operam na frequencia da Vivo( tipo 2 ), e são utilizados por outras operadoras, significa q é possivel alterar a frequencia dele, ou não? ( e imagino q de varios outros celulares)

25 02 2008
ALJAHARA

OLA A TODOS,

GOSTARIA DE SABER SE O CELULAR NOKIA 5200 DA VIVO DESBLOQUEADO FUNCIONA COM O CHIO DA TIM.
POR FAVOR ME RESPONDAM COM UMA CERTA URGÊNCIA.

AGRADEÇO DESDE JÁ.
ABÇS A TODOS.

11 03 2008
Marcello

Pois é….
tenho um NOKIA 1600 Vivo e quando fui desbloquear a moça falou que não poderia, pois o aparelho so funciona na vivo…

Meu NOKIA 6111 é desbloqueado, mas não funciona na Vivo.

Será mesmo isto verdade? Estarei condenado a usar apenas a vivo no NOKIA 1600?

30 03 2008
gilvan

estou adiquirindo um aparelho Celular Mp7 Foston Fs-968 B Tv – Chips-Bhuetooth ele e Redes: GSM 900, GSM 1800, GSM 1900 (Triband) entao ele ñ porera ser usado com o chip da vivo ?

30 03 2008
eduardobuarque

Gilvan,

ele só funcionaria na Vivo se fosse 850 tb.

22 04 2008
ALEXANDRE

tenho um cel da maraca Motorola e há um ano atráz com prei junto a vivo.
Desbroquei mas testei com chip de outra operadora e não funciona?
O modelo é um W220,GSM .
como devo proceder???
peço uma orientação pois quero também aproveitar as outras promoções de outras operadoras,.

22 04 2008
eduardobuarque

ALEXANDRE,

tem um modelo do w220 que é compatível apenas com a Vivo.

Vc pode ver no manual do celular as frequências nas quais ele opera. Se ele só operar em 850 MHz, então só vai funcionar na Vivo mesmo.

Obrigado por visitar o blog.

22 04 2008
ALEXANDRE

eduardo no meu manual consta que funciona sobre o modelo W220 e 2,o qual opera nas bandas de 900/1800 MHz.
qual seria o procedimento nescessário?

22 04 2008
eduardobuarque

ALEXANDRE,

se consta no manual do seu aparelho que ele funciona em 900 e 1800 Mhz, então ele deveria funcionar com todas as operadoras, menos a Vivo, já que a Vivo opera em 850 Mhz.

8 05 2008
Kaliu andrade

Olá pessoal,por favor vc pode me ajudar? Comprei um tel da lg cuja a marca é lg ruby kpi05a,a banda de frequencia é dual band 850/1900mhz. ao desbloqueá-lo ele funcionará em outras operadoras?
Obrigado!

19 05 2008
Bruno Salerno

Olá a todos… Estou em dúvida na seguinte questão: agora por lei, obrigatoriamente as operadoras (VIVO, CLARO, OI, TIM, etc…) devem vender celulares desbloqueados. Esse desbloqueio e feito com relação a linha do aparelho em si estou certo? Mas com relação ao software do aparelho, as operadoras podem bloquear alguns recursos como por exemplo Bluetooth, Envio de Mensagens Multimídia, etc????? Estou pra comprar um aparelho celular mas fiquei na dúvida de adquirir diretamente na loja da operadora, ou em uma loja com vendas avulsas de celulares (desbloqueados). Corro esse risco de comprar um celular com os recursos de software bloqueados pela operadora??? E melhor eu compra em uma loja sem vínculos com as operadoras??? Agradeço desde já pela ajuda… Abraços….

19 05 2008
eduardobuarque

Olá, Bruno

o desbloqueio nada tem a ver com a linha do usuário.

O bloqueio é feito por meio de software e assim tb o desbloqueio…

Do mesmo jeito que, agora, por lei as operadoras são obrigadas a desbloquear os aparelhos para o funcionamento dos mesmos em qualquer operadora, eles não podem bloquear o uso de nenhuma função…aliás, nunca puderam (apesar da vivo ter bloqueado o bluetooth de alguns aparelhos numa época dessas…..)

Eu recomendo que vc compre seu celular sem vínculo com operadora pra evitar qlqr dor de cabeça….lembre-se de que apesar de o desbloqueio ser lei, algumas operadoras têm dificultado…se isso acontecer com você, denuncie a anatel.

Espero ter ajudado e obrigado pela visita e pelo comentário.

31 05 2008
ABarbosa

Tenho um aparelho Nokia 5200 comprado da Vivo. Mandei desbloquea-lo, porém a unica operadora que não encontra a rede é a TIM. Alguem sabe o motivo?

Obrigado

Alexandre

8 07 2008
Junior

Por favor, em ajudem!
Estou para comprar o aparelho Nokia 7500. Diz o site que ele é vendido par VIVO e suas configuraçoes dizem quem funcionanas seguintes bandas: “Tri-banda: EGSM23 900, GSM341800/1900, EGSM23 850, GSM341800/1900”

Gostaria de saber se eu comprando esse aparelho, ele funcionará com o chip TIM ou Oi.

grato!

22 07 2008
@bi

Olá,
legal as informações!! valeu!!
comprar um Motorola K1 GSM (quadri-band) seria uma boa opção de compra?
Pois quero usa Vivo e Tim.
Obigada

31 07 2008
luci

oi. se eu comprar um sony ericsson w880i da internet, que já vem desbloqueado, e sendo tri band, ele funcionaria com ship da oi?
obrigada

14 09 2008
Patricia G

Olá, já fui na operadora do meu celular (a Vivo) e eles efetuaram o desbloqueio, já passaram o código e tudo, quando cheguei em casa e coloquei um chip da claro foi pedido o código que digitei e mesmo assim o celular não apresentava sinal de rede. Fui em uma loja da Claro onde fui informada que por meu celular ser da vivo ele tem a rede 850MHz/1900MHz e por isso não irá funcionar em nenhuma outra operadora, apenas na vivo. Também estava lemdo a respeito aqui no seu site, gostaria de saber se isso é verdade ou se tem como um utilizar outras operadoras atualmente, obrigada.

14 09 2008
Frequências GSM das operadoras brasileiras de celular « Blog do Cadu

[…] GSM das operadoras brasileiras de celular 14 09 2008 Quando escrevi o post falando sobre a Vivo há mais de um ano atrás, nunca pensei que ele fosse render tanto até […]

14 09 2008
eduardobuarque

Patricia G,

acabei de fazer um post falando sobre as frequencias GSM nas quais cada uma das operadoras brasileiras opera

https://eduardobuarque.wordpress.com/2008/09/14/frequencias-gsm-das-operadoras-brasileiras-de-celular/

Infelizmente, seu celular não vai funcionar em nenhuma outra operadora ao não ser a Vivo, mesmo desbloqueado.

Obrigado pelo comentário e espero ter ajudado.

21 10 2008
gabriel

o meu celula e da vivo a motorola w 230 ai a vivo trabalha com frequencia 850 mhz ou 1900 mhz si eu fo coloca um chip da oi vai fuciona ou nao

13 07 2009
Marlon

Boa tarde, possuo um celular nokia 5200 comprei um chip da vivo, intelizmente não funcionou teria alguma configuração para fazer? ele é quad-band?

Agradeço desde já.

2 10 2009
Pri

Eu tenho celular lg kp265 desbloqueado, ele veio com o chip da tim e é triband. Então nem adianta eu comprar um chip da vivo que ñ vai funcionar? Não tem como configurar um cel triband para quad band?
obrigada!

7 11 2009
Fernando Assis

Quer ver que ridículo? A Vivo está ao meu ver derrubando propositalmente o serviço CDMA e algumas áreas estão sem sinal (eles estão me enrolando há um mes e meio). Então você vai na loja Vivo querendo passar pra GSM, mas o aparelho que eu levei não era compativel. Fui então no site “oficial” da Vivo e lá está a dica de que pra usar um chip GSM Vivo você tem que ter a certeza de colocar a banda de 1900 colocada, ao menos manualmente nas regulagens de rede do aparelho. Só que no sudeste, a frequência que eles usam é 850. Então cansei de ir e vir às lojas, fiquei irritado e desgatado. Pra piorar, em quatro atendimentos que tive, as atendentes foram totalmente contraditórias. Duas falaram que o tal telefone não estava na relação deles e era incompativel. Duas outras falaram que, além de compativel, estava nas relações deles. Pra finalizar: Esses bostas desses empresários podres de ricos não se dignam sequer a dar uma informação correta.
RESUMO: Só atraves da Wikipedia em ingles e neste blog do Cadu é que consegui a informação que desvendou o mistério desses idiotas doentiamente gananciosos. Obrigado por tudo.

7 11 2009
eduardobuarque

Fernando, obrigado pelo comentário.

Infelizmente, no nosso país, o atendimento das operadoras de telecom é muito ruim. Cabe a nós reclamar e buscar nossos direitos, na esperança de que algum dia elas prestem o serviço que é de obrigação delas prestar e, mais que isso, seja compatível com o tanto de dinheiro que elas nos cobram.

20 11 2009
хостинг

ler todo o blog, muito bom

5 07 2010
Aline

Olá gostaria de saber se eu comprar um celular no site da vivo SAMSUNG STAR ele é GSM – Quadri-Band (850/900/1800/1900 MHZ) posso colocar um chip da tim que vai funcionar nele?

6 07 2010
eduardobuarque

No que diz respeito à frequência, ele funcionará sim. Mas você tem que ver se ele é um aparelho desbloqueado para uso em outras operadoras além da Vivo.

12 07 2010
Zenita Ribeiro de Oliveira

Também comprei um celular da Sansung GSM E2210L QUAD-BAND 900/1800 800/1900 daí coloquei um chip da Vivo Com 50,00 de recarga, recebi 780,00 de bônus e não consegui utilizar nem hum centavo dos bonus, sempre acusava fora de rêde, rêde indisponível, vivia reclamando com a Vivo e eles me diziam que era porque o meu celular não aceitava chip da vivo e só da tim porque tava configurado como daTim, só que a Tim disse que tava desbloqueado, puxa gastei com chip com configuração pra depois ficar no prejuízo, nunca vou usar
esta praga de Vivo

12 07 2010
eduardobuarque

Pelo visto, seu celular está com problema de configuração. Seria bom você levá-lo até uma loja da Vivo para que um dos atendentes lá possam lhe ajudar com as devidas configurações. Essas configurações são, geralmente, atualizadas de forma automática quando você muda de chip, mas às vezes pode falhar😉

26 08 2010
rafael

quero saber se eu comprar um celular dual chip de frequencia 850/1900mhz vai funcionar na vivo..

2 11 2010
Camila Cruz

Sou muito ignorante em relação a celular, principalmentes esses que pegam dois chips ao mesmo tempo, entretanto me apaixonei por um que encontrei nesse site http://www.mpxshop.com/Produtos.asp?ProdutoID=723&gclid=CMvp-ZHOgKUCFQSt7QodHlzxiw
estou muito perdida, pois está muito barato, porque? é seguro comprar um celular desse tipo?

9 12 2010
michela

Esse site ta cheio de genti descontente (mpxshop), tem muita reclamação pela internet(reclameaqui), dá muito medo de comprar. Achei um que não vi nenhuma relamação dele, o site.: http://www.mpstation.com.br fiz uma compra pra testar e recebi o produto antes do prazo e atendimento rápido.

Deixe uma resposta

